terça-feira, 29 de outubro de 2013

Mensagem de PAZ!

Cada passo que dás
Serás para formar tua paz.
Sonhe com aquilo que queres ver
Com tudo de bom que queres para você.

Crie e imagine a paz em tua vida.
Trace primeiro a linha de partida
Que serás para toda vida.

Construa a felicidade
Que cercarás a tua trilha.
Vivas com felicidade
No início, até o final de sua vida.


Por: Lorranny Vitória Pereira Mendonça da Silva.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Biografia de Valérie Zenatti, autora do livro Uma Garrafa no Mar de Gaza

Valérie Zenatti nasceu em Nice, em 1970, e, com a idade de treze nos se mudou para Israel, com a sua família. Quando fez 18 anos ela fez o serviço militar, que é exigido para homens e mulheres da mesma forma e logo depois retornou à França, lá trabalhou como vendedora, jornalista e professora de hebraico. Hoje, ele é uma autora, roteirista e tradutora.
   Seus livros para crianças e adultos jovens, em grande parte são inspirados por suas experiências pessoas, se preocupam tanto com as experiências das crianças e culturas juvenis, e a vida cotidiana de jovens em meio aos conflitos culturais, políticos e religiosos entre Gaza e Jerusalém. Um exemplo disso é "Quando eu era um soldado", que descreve seu próprio tempo no serviço militar. Um autor descreveu sua abordagem para escrever o livro em uma entrevista com o "É mim, mas não sou eu". Ela diz: "É a minha história, mas eu escrevi-o como um romance. Não é um livro de memórias exatas".
   Embora haja uma notável ausência de discussão política neste romance para jovens adultos, seu segundo livro, "A garrafa no mar de Gaza", reflete sobre a política de Valérie Zenatti confronto em seus primeiros anos em Israel. Depois de um atentando suicida em um lugar público no bairro, ela decide dar uma cara para o chamado inimigo na Faixa de Gaza. Através de mensagens em garrafas e coincidências, ela começa a conhecer Naim. E os dois se comunicam por e-mail. Esta é uma descrição narrativa do primeiro passo para aproximar-
se e superar os estereótipos arraigados de posições culturais e políticas.

Drogas na Adolescência, fique ligado !

Os adolescentes de hoje estão mais sujeitos ao contacto com as drogas devido ao ambiente em que estão inseridos, companhias erradas. A isso, acrescente-se a frequente ausência dos pais que assim criam condições favoráveis para que os filhos adolescentes se sintam livres para aventuras deste tipo, sem pensar muito nas consequências que isso lhes trará para a vida. Nesta fase da vida, eles afirmam a sua personalidade: novas descobertas, novo corpo, explosões de emoção e temperamento contribuem para o surgimento de novos e difíceis problemas e procuram nas drogas uma saída para estes problemas. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), "droga é toda a substância que, introduzida em um organismo vivo, pode modificar uma ou mais de suas funções". É compreendida também como o nome genérico de substâncias químicas, naturais ou sintéticas, que podem causar danos físicos e psicológicos a quem as consume. Seu uso constante pode levar à mudança de comportamento e à criação de uma dependência, um desejo compulsivo de usar a droga habitualmente, ao mesmo tempo que o consumidor passa a apresentar problemas orgânicos decorrentes de sua falta. A lei diferencia as drogas lícitas (cigarro, álcool, medicamentos) das ilícitas (cocaína, crack, ecstasy, entre outras). Do ponto de vista médico, porém, esta diferença não existe. E sendo assim, vamo-nos apenas referir às drogas ilícitas pois são as mais perigosas, no entanto, o álcool e o tabaco são temas que também abordamos (ou abordaremos).

 Os problemas para a saúde dos adolescentes decorrentes do uso/abuso de álcool e outras drogas (ilícitas) são inúmeros e de várias ordens. Podem-se listar desde os de ordem orgânica e funcional de sistemas do corpo até os de ajustamento social, provocados por modificações neuroquímicas que causam prejuízos no controle dos impulsos. Os principais problemas do universo dos adolescentes estão associados à queda do desempenho escolar, dificuldades em aprender, prejuízo no desenvolvimento e estruturação das habilidades cognitivo-comportamentais e emocionais do jovem em questão. Estes vícios podem levar a problemas ainda mais graves que provocam a morte do consumidor seja através de acidentes rodoviários, overdose, etc. 

Por isso, segue o lema “Resistir é Vencer” e não cedas às influências pois só assim podes fugir a estes problemas e às consequências que isto traz. Assim resiste, e tens uma vida saudável. 

O que leva uma pessoa a usar drogas?

 Pesquisas recentes apontam que os principais motivos que levam um indivíduo a utilizar drogas são: curiosidade, influência de amigos (mais comum), vontade, desejo de fuga (principalmente de problemas familiares), coragem (para tomar uma atitude que sem o uso de tais substâncias não tomaria), dificuldade em enfrentar e/ou agüentar situações difíceis, hábito, dependência (comum), rituais, busca por sensações de prazer, tornar (-se) calmo, servir de estimulantes, facilidades de acesso e obtenção e etc. 

Saiba quais são os sintomas nos usuários das principais drogas:
 
Heroína - estupor, analgesia, lacrimejamento, coriza, “pupila em cabeça de alfinete”, sonolência. Maconha e haxixe - tagarelice, excitabilidade, risadas ou depressão e sonolência. Aumento do apetite (doces), olhos vermelhos, alucinações, distúrbios na percepção do tempo e do espaço. 

Cocaína - excitação, aumento da atividade, agressividade, idéias delirantes com suspeita de tudo e de todos, palidez acentuada e dilatação da pupila. Estimulantes e anfetaminas: inquietação, excitabilidade, tagarelice constante, confusão mental, falta de apetite com emagrecimento, insônia, conduta agressiva, boca seca com irritação das narinas (secas), alucinações e dilatação da pupila. Solvente, cola de sapateiro, lança-perfume, éter - aparência de ébrio, excitação, hilariedade, linguagem enrolada, perda de equilíbrio, olhos vermelhos, nariz escorrendo, sonolência, inconsciência.

 LSD, “chá de cogumelo” - alucinações, delírios, confusão mental e dificuldade de raciocínio. Risos e choros, atitudes impulsivas e irracionais. Calafrios, tremores, sudorese, pupilas dilatadas, reações de pânico com sensação de deformação no corpo e objetos.

SEJA CARETA, NÃO USE DROGAS !

Poesia

Soneto de Fidelidade
Vinicius de Moraes

De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.
 
Sobre Vinicius de Moraes:

  Vinicius de Morais nasceu no Rio de Janeiro, no dia 19 de outubro de 1913. Filho de funcionário público e poeta Clodoaldo Pereira da Silva e da pianista Lídia Cruz. Desde cedo, já mostrava interesse por poesia.

  Em 1929, iniciou o curso de Direito da Faculdade Nacional do Rio de Janeiro. Em 1933, ano de sua formatura, publica "O Caminho Para a Distância". Não exerceu a advocacia. Trabalhou como censor cinematográfico, até 1938, quando recebeu uma bolsa de estudos e foi para Londres. Estudou inglês e literatura na Universidade de Oxford. Trabalhou na BBC londrina até 1939.

  Vinicius casou-se nove vezes e teve cinco filhos. Suas esposas foram, Beatriz Azevedo, Regina Pederneira, Lila Bôscoli, Maria Lúcia Proença, Nellita de Abreu, Cristina Gurjão, Gesse Gessy, Marta Rodrigues e a última Gilda Matoso.

  Muitas de suas poesias tornaram-se músicas, entre elas se destacam: "Garota de Ipanema", "Gente Humilde", "Aquarela", "A Casa", "Arrastão", "A Rosa de Hiroshima", "Berimbau", "A Tonga da Mironga do Kaburetê", "Canto de Ossanha", "Insensatez", "Eu Sei Que Vou Te Amar" e "Chega de Saudade".

  Marcus Vinícius de Mello Moraes morreu no Rio de Janeiro, no dia 09 de julho de 1980, devido a problemas decorrentes de isquemia cerebral.

Luís Fernando Verissímo

  Luis Fernando Verissimo (Porto Alegre26 de setembro de 1936) é um escritor brasileiro. Mais conhecido por suas crônicas e textos de humor, mais precisamente de sátiras de costumes, publicados diariamente em vários jornais brasileiros, Verissimo é também cartunista tradutor, além de roteirista de televisão, autor de teatro e romancista bissexto. 

  Já foi publicitário e copy desk de jornal. É ainda músico, tendo tocado saxofone em alguns conjuntos. Com mais de 60 títulos publicados, é um dos mais populares escritores brasileiros contemporâneos. É filho do também escritor Érico Verissimo.
Crônica de Luís Fernando Veríssimo - "Se eu fosse Deus"

  A crônica de Luís Fernando Veríssimo "Se eu fosse Deus", ele conta sua vontade de ter todos os poderes de Deus, de ser está pessoa magnifica que é Deus. Mais para conquistar mulheres.


  Na crônica ele disse que se fosse Deus , podia impressioná-las com surpresas naturais dar-lhes várias coisas, satisfazer todos os seus desejos e se nada disso adiantasse então, poderia modificar sua aparência e ser o sonho de cada uma.


  Nesta crônica pude  observar com as palavras de Lúis que a maioria das mulheres não se apaixonada pela beleza interior,e sim pela que se impressionam.

 

Cecília Meireles - poema :VIII

Não digas: "O mundo é belo"
Quando foi o que viste do mundo?
Não digas: "O amor é triste".
Que é que tu conheces do amor?
Não digas: "A vida é rápida"
Como foi que mediste a vida?
Não digas: "Eu sofro"
Que é que dentro de ti és tu?
Que foi que te ensinaram
Que era sofrer?

Manuel Bandeira - Poema Finados

Amanhã que é dia dos mortos
Vai ao cemitério.Vai
E procura entre as sepulturas
A sepultura de seu pai. 

Leva três rosas bem bonitas.
Ajoelha e reza uma oração.
Não pelo pai,mais pelo filho:
O filho tem mais precisão.

O que resta de mim na vida
É a amargura do que sofri.
Pois nada quero,nada espero.
E em verdade estou morto ali

Pela Janela do Quarto

       
        Pela janela do quarto,olhava incansavelmente a paisagem que sempre era sua rotina de pensamentos.
        Pela janela do quarto, expressava tudo aquilo  o que era tormento,expressava cada sentimento que te corría por dentro.
       Pela janela do quarto, sonhava com tudo aquilo que queria conhecer , que podia ver mas, não podia ter.
       Pela janela do quarto,sempre olhava o mar e o céu, que eram seus melhores amigos naquela prisão tão cruel.
       Pela janela do quarto,imaginava um dia ser um pássaro,para viajar com eles para todos os lados.
       Pela janela do quarto,queria voar,voar para bem longe de todo aquele lugar.
       Pela janela do quarto,sonhava com um amor inesperado ,com que possa contá-lo para toda a vida .Que te chame de querida e sorria todos os dias.
       A felicidade que queria sentir por dentro de si, nunca saíra de pensamentos, nunca saíra de argurmentos para abafar sua solidão, que ao pensar intristesse e enruga o coração.                                          
       Pela janela do quarto,sua solidão reflete nas ondas formadas com suas lágrimas de esperança de sair daquele lugar que não alcança.
Lorranny Vitória P.M da Silva.

Querido John

 
Este livro é uma entre as várias obras-primas criadas por Nicolas Sparks, que também foi paras as telas de cinema. 


John Tyree é um jovem incontrolável que ingressa nas forças armadas, depois de passar por uma difícil convivência com seu pai. Ao sair de casa, ele se sente aliviado, mas percebe que o mundo lá fora pode ser tão difícil quanto sua convivência com seu pai.


Numa visita ao seu pai, ele conhece Savannah Lynn Curtis depois que ele pega a bolsa dela depois de um incidente


John passa a acreditar que essa garota é a mulher de sua vida, porém ele precisa retornar ao exército, depois de ter passado duas semanas em um relacionamento intenso com Savannah. Ela por sua vez, garante que vai esperar por ele depois de seu compromisso com as Forças Armadas.
Diferentemente das histórias comuns de amor, John e Savannah não são o que podemos considerar almas gêmeas, porém eles criam uma relação admirivável, que com o tempo, suas diferenças começam a ganhar força. A distância também passa a ser um fator preocupante. O enredo tem seu melhor momento, quando John, um jovem rebelde e às vezes até rude, recebe uma carta da garota cheia de sonhos. 

Uma Garrafa no Mar de Gaza - Valérie Zenatti


Neste livro conheceremos dois jovens, Tal e Naim, que vivem separados por territórios considerados inimigos devido às diferenças culturais e toda a violência de ataques que ocorrem por décadas.


A história tem início após um atentado em Israel em um café próximo à casa de Tal; isso impressiona Tal, fazendo com que esta jovem de 17 anos escreva uma carta sem destino certo, como forma de desabafar seus sentimentos. Esta carta é jogada por seu irmão no mar de Gaza e Tal tem esperança de que ela seja encontrada por outra jovem que possa lhe ajudar a passar por esta situação de alguma forma, mesmo que apenas conversando a respeito.

Naim, jovem de 20 anos, morador de Gaza e já acostumado com o pânico e terror causado por ataques violentos encontra a carta de Tal e responde com um e-mail não muito amigável, porém através da insistência de Tal ambos começam a se corresponder por e-mail, compartilhando informações, sentimentos e as histórias de suas vidas.

Imagine o quanto para esses dois jovens é difícil conviver em um mundo onde só há guerra e violência, onde as pessoas não respeitam a opinião do outro, onde são obrigados a participar, de certo modo, de uma guerra que não condiz com os pensamentos deles. De algo com o qual não concordam?
Pois é exatamente isso que acontece! E não importa como eles se sintam, pois a realidade é essa é quem são eles para mudar algo?

Nesse clima de e-mails e fatos narrados por ambos os personagens uma amizade sincera vai criando raiz.. Entre duas pessoas que poderiam ser consideradas traidores de seu próprio povo.

domingo, 20 de outubro de 2013

Pesquisa de História Palestinos x Israelenses

O link abaixo é um pequeno vídeo com as pesquisas solicitadas pela professora de Hist´roa , Sueli Gama , para aprofundarmos o conhecimento sobre o assunto abordado no livro  "Uma garrafa no mar de Gaza" no qual esta sendo trabalhado atualmente .

http://prezi.com/oanp9fpzzj18/present/?auth_key=4ugrweg&follow=ouwne-hekgto&kw=present-oanp9fpzzj18&rc=ref-57020395
Atividade proposta pela professora de História,   sobre o assunto tratado no livro "Uma garrafa no mar de Gaza" no qual estamos trabalhando atualmente.